Atualize seu navegador!
Histórico

   

A APAE de Pará de Minas foi fundada em 26 de março de 1969. Sua fundação se deu a um movimento iniciado por pais de pessoas com deficiência que sentiam a necessidade de serviços especializados para seus filhos.

 

      Dona Olga Xavier, uma das fundadoras da APAE de Pará de Minas e mãe de uma pessoa com deficiência, queria que seu filho tivesse o mesmo direito das outras crianças, ir à escola, estudar e aprender, por isso, com a ajuda de outros pais, lutou para a construção da APAE. Para o sonho se tornar realidade, Dona Olga teve o apoio do prefeito da época, senhor José Porfírio de Oliveira, quem atendeu o apelo daquela mãe.

 

      O primeiro presidente da associação foi o senhor José Moreira Xavier (de 1969 a 1972), marido de Dona Olga, quem o sucedeu na presidência da instituição no período de 1973 a1986. Em seguida tivemos os presidentes: Eduardo Luiz Barros Barbosa (1987 – 1995), Maiza Lage dos Santos Barbosa (1995 – 1997), Darci Fioravante Barros Barbosa ( 1998 – 2004), Luiza Pinto Coelho (2005 – 2006), Geraldo Lúcio dos Santos (2006 -2013). O atual presidente é o senhor Sérgio Sampaio Bezerra.

 

      Atualmente a APAE oferece serviços nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. A área de Assistência Social conta com os programas: Centro Dia; Autogestão, Autodefesa e Família; Programa de Trabalho, Emprego e Renda e Assistência às Famílias. A área de Educação se divide em Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos Anos Iniciais e Finais e Apoio a Inclusão. Na área da Saúde, a APAE de Pará de Minas conta com o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual/Autismo – CER II, que atende a cidade de Pará de Minas e a micro região (Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça do Pitangui e São José da Varginha)

 

      Por meio de suas ações, a APAE de Pará de Minas busca melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência, oferecendo-lhe mais possibilidades para uma vida diária prática e independente.

 

      Por ser uma entidade sem fins lucrativos, os serviços ofertados são totalmente gratuitos, o que faz a entidade promover constantemente a captação de recursos.