Atualize seu navegador!
Assistência Social

 Assistência Social


         A Assistência Social da Apae de Pará de Minas, como  em todo movimento das Apaes, focaliza a pessoa com deficiência intelectual, sua família e também a proteção social de alta complexidade – a Casa Lar. A Assistência Social recebe as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, seguido de seus familiares e oferece os seguintes programas:

  

  • Autogestão, Autodefesa e Família, que conta com a Escola de Formação de Pais, Escola de Formação de Autodefensores, Grupo Bem Viver, Bazar, Oficina Encontrarte e Dedo de Prosa.

  • Trabalho Emprego e Renda, que oferece a formação inicial para o trabalho, qualificação para o trabalho e inserção no mundo do trabalho.

  • Programa Centro Dia, potencializar as possibilidades de vivências da pessoa com deficiência intelectual e múltipla que necessita de apoios extensivos e generalizados, ampliando o acesso as diferentes linguagens /manifestações, contribuindo para estimular outros olhares, outras perspectivas de vida, difundindo outros valores e compreensões acerca da vida.

  • Casa Lar, um programa que oferece moradia e assistência a meninas com deficiência que não têm referência familiar. Sob os cuidados de uma “mãe ou pai social” e com o apoio multidisciplinar permanente e contínuo dos profissionais da APAE de Pará de Minas este Programa busca estimular o desenvolvimento de relações interpessoais mais próximas do ambiente familiar, reconstruindo laços familiares e promovendo a inclusão social de seus moradores.