Atualize seu navegador!
Notícias

TIX - TECLADO MOUSE INTELIGENTE

  • IMG-20161007-WA0022
  • IMG-20161007-WA0023
  • IMG-20161007-WA0024
  • IMG-20161007-WA0025
  • IMG-20161007-WA0026
  • IMG-20161007-WA0027
  • IMG-20161007-WA0028
  • IMG-20161007-WA0029
  • IMG-20161007-WA0030
  • IMG-20161007-WA0031

TIX – TECLADO MOUSE INTELIGENTE

APAE DE PARÁ DE MINAS CAPACITA SEUS PROFISSIONAIS PARA ATENDER OS USUÁRIOS COM EQUIPAMENTOS INOVADORES

 

Semana passada os técnicos do Centro de Reabilitação da Apae de Pará de Minas estiveram em Belo Horizonte para um treinamento de manuseio do Teclado Mouse Inteligente – TIX. Este equipamento é mais uma aquisição da Apae que só foi possível graças à elaboração do projeto que tem como tema: Inovação Tecnológica para os Atendimentos de Reabilitação do CER II, enviado ao PRONAS/PCD - Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência, criado pelo Ministério da Saúde.

O TIX é um painel inovador, que substitui o teclado e o mouse, o que torna a informática plenamente acessível a pessoas com deficiências físicas, paralisias cerebrais, tremores, amputações, incoordenações, entre outras limitações funcionais.

 

Principais Funcionalidades do TIX: 

-  Facilita a digitação, por meio do acionamento das teclas em sequências duplas;

-  Permite digitar todos os caracteres alfanuméricos, sinais de acentuação, pontuação, símbolos e comandos disponíveis em um teclado convencional;

 -  Permite o controle preciso do cursor do mouse na tela, com todos os recursos de um dispositivo convencional (clique esquerdo e direito, duplo clique, clicar e arrastar e rolagem       vertical);

 -  Teclas grandes, bem espaçadas e sensíveis ao toque permitem o uso do painel sem precisar de força, mas com robustez suficiente para suportar toques bruscos, podendo ser usado até mesmo com os pés;

 -  Pode ser controlado opcionalmente através de qualquer acionador externo (não incluso), por meio de varredura luminosa das teclas, atendendo à demanda de uso do computador por pessoas com limitações funcionais mais severas, como tetraplégicos. De acordo com o tipo de acionador, o TiX pode ser totalmente controlado com qualquer movimento voluntário simples, como sopro ou piscar de olhos;

-  Dispensa a instalação de qualquer software específico, podendo ser utilizado para navegação na internet, redes sociais, editores de textos e até mesmo para jogos.

Para manuseio do TIX é indispensável o treinamento, sendo este ministrado somente pelo fabricante. Por isso, na última semana, estiveram em Belo Horizonte 12 profissionais da Apae de variadas especialidades para participarem da capacitação para conhecimento de todos os mecanismos de funcionamento do Teclado.

O Teclado Mouse Inteligente – TIX será mais uma ferramentaque utilizada para minimizar as dificuldades de acessibilidade das pessoas com deficiência de Pará de Minas e microrregião.

 APAE –  quebrando paradigmas para oferecer às pessoas com deficiência mais uma alternativa de se comunicarem com o mundo.


Fonte: Apae Pará de Minas